Enem tem questões sobre Mariana e futebol; professores afirmam que questão da Copa do Brasil não tem resposta

Enem tem questões sobre Mariana e futebol; professores afirmam que questão da Copa do Brasil não tem resposta
28 novembro 22:31 2021 Imprimir

Estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (28), encontraram questões sobre o desastre em Mariana, ocorrido em 2015, além de uma questão de análise combinatória com uma tabela da Copa do Brasil.

Entre as questões que chamaram a atenção, estava uma na prova de Ciências da Natureza que abordava o desastre de Mariana, em Minas Gerais, em 2015, quando houve o rompimento de uma barragem da Samarco. “Falava sobre o impacto do desastre em Abrolhos, que fica bem distante e pedia para escolher algumas das espécies locais que foram afetadas pelos dejetos.”

Em Matemática, os estudantes se depararam com uma questão de análise combinatória que usava uma tabela da Copa do Brasil. A questão trazia os 15 times vencedores da Copa do Brasil nas 30 edições do torneio até o ano de 2018 e pedia para o candidato fazer um arranjo para organizar um painel com placas em uma homenagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos campeões.

A novidade gerou brincadeira nas redes sociais, um dia após a final da Libertadores. Alguns torcedores cariocas ironizaram a questão, dizendo que não conseguiram esquecer a derrota rubro-negra nem no exame. 

Professores afirmam que questão da Copa do Brasil não tem resposta certa; Inep não se pronunciou

Professores de cursinhos afirmam que uma das questões de matemática do segundo dia do Exame Nacional do Exame Médio (Enem), não tem resposta certa. A pergunta era de matemática sobre análise combinatória e probabilidade e usava como contexto os times campeões da Copa do Brasil até 2018.

As provas contêm as mesmas questões para todos os candidatos, mas a ordem varia conforme a cor do caderno de questões. A questão que não teria resposta é a de número 157 da prova rosa, que corresponde à 138 da prova azul155 da prova cinza e 178 da prova amarela.

A prova tinha 90 questões de múltipla escolha e trazia cinco opções de resposta para cada uma. No entanto, na avaliação de professores do Anglo, do SAS, do Objetivo, do Descomplica, da Oficina do Estudante e do SEBnão há nenhuma alternativa que seja uma resposta satisfatória para a perguntaA direção do Anglo vai recomendar ao Inep o cancelamento da questão

Segundo os professores, a alternativa mais próxima da correta seria a “e”, que traz no início 9! sobre 3!, mas que, para estar exata, precisaria começar com 7! sobre 2!.  Entenda como seria a resolução

Problema em outra questão

O Anglo também apontou problema em outra questão de matemática, a de 155 na prova rosa (que corresponde à questão 167 da amarela, 176 da cinza e 151 da azul).

A pergunta é de estatística e pede para calcular a mediana de um conjunto de dados agrupados em classe.

O enunciado usa como exemplo um casal que está planejando comprar um apartamento em um site de vendas e traz um gráfico com a distribuição de frequências dos preços de venda dos imóveis.

“Na verdade, a resposta existe, mas não está nas alternativas. A resposta correta seria 790”, afirma Thiago Dutra, professor e autor de matemática do Sistema Anglo.

Questões anuladas

Desde 2009, ano em que o Enem passou por uma reformulação para o formato atual, o exame já teve seis questões invalidadas.

  Matéria marcada como:
  Editorias: