Suspensas desde o ano passado, cirurgias eletivas serão retomadas na Bahia

Suspensas desde o ano passado, cirurgias eletivas serão retomadas na Bahia
15 julho 21:47 2021 Imprimir

Foi autorizado nesta quinta-feira (15), pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) o retorno gradativo das cirurgias eletivas, não urgentes, em toda Bahia. Os procedimentos foram suspensos desde o ano passado em virtude da pandemia da Covid-19, como forma de evitar a falta nos leitos de UTI.

Pelo risco de desabastecimento no mercado, as unidades de saúde precisam manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares. Dentre outras recomendações, a nota técnica sugere que os pacientes internados não recebam visitas,

“Decidimos liberar as cirurgias eletivas, pois sabemos da demanda reprimida e da necessidade da população, mas é preciso entender que os mercados baiano e brasileiro não estão conseguindo atender de forma plena a demanda por medicamentos sedativos, limitando assim os estoques e, consequentemente, os procedimentos. Por isso, é necessário que as unidades atuem de forma racional e consciente no uso desses recursos, também utilizados no tratamento da Covid-19”, comenta o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

  Matéria marcada como:
  Editorias: